Cooprotec. A Cooperativa de tecnologia pioneira do estado do Acre

Blog Cooprotec

Blog Image

  Antonio Anerão     24/01/2017     05:37:54  

O que é um E-Commerce e o que são Plataformas

O e-commerce (comércio eletrônico ou loja virtual) consiste na compra e venda de produtos ou serviços eletrônicos na internet. Aparentemente, para se ter um e-commerce é necessário apenas montar um site, mas não é bem assim. O e-commerce é como um quebra-cabeça, pois existem muitas coisas que precisam ser vistas com muito detalhe. Levando em consideração que você saiba o que vai vender, vamos ao primeiro passo, a plataforma.

Plataforma de Loja Virtual

Hoje em dia todo mundo pode ter uma plataforma boa e muitas delas são gratuitas,  como WordPress, Magento, Prestashop ou OpenCart.

Mas afinal, o que é uma plataforma?


Plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual, como por exemplo, criar categorias de produtos, adicionar seus produtos, um carrinho virtual que vai auxiliar o visitante da sua loja no processo de compra. Eu gosto de trabalhar com o WordPress que, com auxílio do plugin Woocommerce, me permite usar temas no formato de e-commerce.

Há uma variedade de temas gratuitos e temas pagos (com mais recursos e um design mais elegante) mas, não importa qual você escolha,  depois você poderá temperar seu tema com aquilo que você quer vender. Se você vai vender roupas, talvez queira acrescentar detalhes ao seu site que você não adicionaria se fosse vender eletrodomésticos, por exemplo.

Já foi dito que jamais se poderia vender perfumes através de uma loja virtual porque não é possível sentir cheiro pela internet. Também já foi dito que não seria possível vender uma geladeira, por exemplo, pois o e-commerce “nasceu apenas para vender livro e CD”. Sabemos que não é bem assim.

Com o WordPress e o Woocommerce juntos, você terá uma grande variedade de outros plugins que irão te ajudar para que, em poucos cliques, você possa oferecer ao seu “e-cliente” pagamentos através do PagSeguro, PayPal entre outros gateways de pagamento.

Com mais alguns cliques você pode adicionar o plugin dos Correios, que vai permitir seu e-cliente a fazer todos os cálculos de frete e conferir o prazo de entrega.

PagSeguro e PayPal são os subadquirentes que ajudarão seu e-cliente a pagar pelos seus produtos.

De modo simples, o subadquirente é o cara que faz a intermediação dos pagamentos entre todas as partes envolvidas. Entre os maiores exemplos estão empresas como PagSeguro, Paypal e Moip.
Outro papel importante do subadquirente é ajudar você no controle de antifraude, mas já é assunto para outro post.

Após todo o processo de customização da sua plataforma, o que fica na frente do cliente é o look and feel, ou seja, a navegação, a percepção, a experiência de compra. Como o cliente navegou no seu site? Com qual velocidade? Com quantos cliques ele chega a compra? Como ele olhou o produto? Como ele sentiu o produto?

É preciso prestar muita atenção nessa parte para que sua loja virtual não seja apenas mais um site com a foto do produto, descrição do produto e botão de compra, sem que o cliente sinta o tempero do seu negócio.

 

Saiba um pouco mais sobre WordPress e WooCommerce

Antonio Anerão

Sou programador e desenvolvedor web há 6 anos, Diretor de Tecnologia na Cooprotec (a primeira cooperativa de tecnologia do estado do Acre) e Diretor de Tecnologia na AJE AC (Associação de Jovens Empreendedores e Empresários do Acre).

Deixe um comentário
Cooprotec no Facebook